Cura ou colo....O que você busca ?


Em todos os cursos que fiz com temas de  cura fosse buscando elevar a consciência ou desintoxicar o corpo, nunca vi um grupo começar desanimado ou então até neutro. Ali todos juntos na sala, ao sinal do professor  nós participantes , costumávamos animadamente contar um pouco de nossa história e de como chegamos até ali. E assim a animação de todos seguia até que lá pelo segundo ou terceiro dia , as dificuldades das práticas alimentares e meditações guiadas impostas começavam a se tornar um peso nos participantes.Trazendo as mais diferentes reações como choro, irritação, cansaço, raiva, desânimo e vontade de abandonar o retiro. 

Não é à toa que isso acontecia. Quando a gente anseia por cura ou desintoxicação ,  despretensiosamente estamos pedindo para que todas as nossas emoções , pensamentos , cicatrizes e crises que tanto  fizemos força por anos e anos para mantê-las longe de nossa sã consciência venham à tona. Dessa forma temos a chance de ressignificá-las e entrarmos em paz com sua existência. Imagine a  perda traumática do seu pai, a briga gigantesca que você teve com sua melhor amiga ou aquele assalto horrível que você sofreu. Todos tão bem  trancafiados na sua mente, agora novamente libertos povoando seus pensamentos ininterruptamente. Reavivando dores antigas e emocoes mau trabalhadas.

Fisicamente o processo é o mesmo. Após anos e anos se envenenando com certos tipos de comidas , viciando seu sistema biológico a determinadas combinações, você resolva  se desintoxicar desses abusos. Dores de cabeça , vômitos, mau estares são alguns dos entre muitos sintomas que você pode vir a sentir durante o  processo. 

Não precisamos nem ir muito longe. Imagine um cômodo da sua casa que esteja muito sujo , fedendo e totalmente entulhado. Para dar a vida à esse lugar, a pessoa que for limpá-lo terá de dispender muita energia selecionando o que fica ou vai embora, removendo manchas, limpando o teto, e depois ainda de tudo limpo, começa-se um novo processo pensando o que agora vai ser colocado nesse quarto e COMO ele vai ser rearranjado daqui para frente.

Todo processo de CURA é como a limpeza desse quarto seja ela física, mental ou espiritual. 

Acredito que se a gente tivesse plena consciência do quanto esforço, sofrimento, e energia teríamos que dispender em  cada processo de cura que iniciamos, penso que ninguém começaria. Por isso é sim uma grande dádiva ter uma certa cegueira em nossas curas , mas nunca uma inocência. Cegueira porque não nos é permitido ver o que realmente acontecerá na nossa cura,  mas nunca inocência,  que demonstra que não estamos realmente entendendo o que acontece nesse processo.

Por isso pergunto, você quer COLO ou CURA?

E mesmo sabendo que ambos não podem acontecer ao mesmo tempo, por que afinal se você pedir colo durante sua cura,  corre o risco de se alienar em alguma parte do processo dela. Mas isso não significa que você não possa ter boas ajudas enquanto a cura acontece. Isso  significa que você precisa estar pronto a ouvir e experienciar coisas que provavelmente não vão de encontro aos seus gostos e vontades. Sair da própria bolha requer mais do que a coragem de estourá-la. Requer a coragem de se despir das suas necessidades e hábitos mais arraigados em prol de uma nova vida que nem você sabe ao certo como vai ser. E o mais lindo de todo esse processo é que quando realmente bem feito, de presente no final você ganha um super COLO. E mesmo certo de que você não precisa mais de colo, você o recebe de bom grado, pois ele é a celebração de mais uma cura alcançada e celebrada com as pessoas que realmente gostam de você.

Desejo a você MUITA CURA , das boas sabe...Daquelas que te farão passar por muitos terremotos , mas que no fundo no fundo só estão te chacoalhando para te trazer de volta ao que sempre deveria ter sido sua caminhada.

Om 

Cris


54 visualizações1 comentário

@2019 - Pranidhana Yoga Studio - Cristina Shukla