Busque seu proposito ( Texto 1)


Dedico esse texto ao Velho Taful que por querer agradar a Deus deu vida ao propósito de Roberto,  que  por sua vez deu vida à busca pelo meu propósito e  quem sabe dê vida a busca do seu propósito também.

Junto com esse e outros textos que estão por vir, recomendo a leitura do livro O  Velho e o Menino - Roberto Tranjan.


Que a gente possa ser incansável como o Sol,  que comparece todo dia para fazer o dia brilhar para TODOS!

Boa leitura! 


A busca do seu propósito ( Texto 1) 

Sexta, final de dia e o tão esperado final-de-semana começa a  se anunciar no sorriso e na descontração das pessoas. Para elas a semana é tida como dura, dura demais e a compensação para tanto sufoco é fazer um Sábado e Domingo perfeito, cheios das coisas que amam.

   Infelizmente essa é a realidade de muita gente. Levam a vida com muito stress e sempre esperam ansiosas pelos momentos que poderão descontrair , fugir dele. Na verdade , são pessoas que desprovidas de um propósito na vida, se mantêm em histórias, empregos, até negócios que não tem conexão com os dons e talentos que possuem. E por conta disso vivem sendo norteadas por qualquer distração de fora que possa aliviar e alegrar a dor de dentro.

A vida direcionada para fora , ou seja , para ganhar e gastar dinheiro, viajar , comprar tudo que se deseja é uma forma pobre e perigosa de se viver.

  Pobre porque viemos a esse mundo para ser MAIS, muito mais do que ganhar,  comprar , usar e comer. Cada um de nós veio para esse mundo com um propósito que só você pode fazê-lo. Uma missão única baseada nas habilidades e dons que você acumulou por vidas. E perigosa porque com o passar do tempo os objetos vão perdendo a graça, de forma que podemos chegar ao estado de que nada nos entretém mais ou o extremo oposto, que nos faz aumentar a demanda do trabalho , arriscando nossa saúde física , mental e espiritual, para termos os tão sonhados objetos.

  Não é a toa que a demanda por medicação para depressão ou para induzir o sono cresce exponecialmente a cada ano. 

  Enquanto não nos sentirmos bem, ancorados em nós mesmos, donos de nossas vidas e escolhas, enquanto não tivermos o nosso propósito revelado ( ou Dharma), viveremos uma vida de extremo sofrimento.

   Sofre-se porque sem o seu propósito você fica a mercê de tudo que está aí fora.

   O salário, o emprego, o negócio, o relacionamento , o status social, a festa dos sonhos, a comida que você ama e etc. Todas essas coisas passam a te controlar trazendo angústia, medo , stress e também felicidade , alegria quando estiverem na fase boa.

   Dessa forma o mundo passa a te controlar por fora e sem saber para onde ir , onde colocar sua energia , você vai se espalhando nessas distrações, ora até sorrindo ora com muito medo de perder o que já conquistou. E esse sobe e desce vai te cansando, stressando e até mesmo te fragilizando.

  Mas não precisa ser assim. Você pode ter uma vida muito mais saudável, livre de tantos altos e baixos, uma vida mais equilibrada. Para tanto, você precisa começar a direcionar o olhar para dentro e descobrir seu propósito.

  Isso mesmo descobrir ! Isto porque ele já está aí em você. Na verdade desde o dia em que nasceu. Por algum motivo você se esqueceu  dele ou ainda não o lembrou por completo, porque desde pequeno aprendeu a ouvir mais a voz de fora do que a de dentro. 

  Mas não tem problema. Sempre há tempo de começar ....Para tudo há um caminho , desde que você tenha FORÇA DE VONTADE suficiente para passar a ser dono de suas escolhas e não deixar que as situações continuem escolhendo por você.

   Esse caminho é o da disciplina . É o caminho onde você troca o seu papel de vítima por o de agente da  situação, da sua história , não importando o que lhe aconteça. É o caminho do auto conhecimento , onde você passa a perceber os dons e habilidades que tem e qual a melhor forma de usá-los em prol da humanidade.

   Bom ...Vamos lá então? A partir desse primeiro texto e outros que estão por vir , vamos trilhar algumas idéias e ações que podem te ajudar a encontrar o seu propósito. 

   É importante entender que esse processo tem seu próprio tempo e este não será alvo de nossas preocupações. Nossa força de vontade agora está com força total no fazer, observar e compreender a nossa essência.

  Anote algumas idéias para iniciar sua caçada ao seu propósito:

1. Separe um caderno para anotar os insights e idéias que vão aparecer.

2. Volte aos tempos de infância e tente se lembrar do que gostava de brincar , de jogar. Se não se lembrar, pergunte aos seus pais e parentes.

3. Anote toda vez que você fizer algo com naturalidade e que tenha lhe trazido um calorzinho no coração. Esses podem ser seus dons e habilidades que talvez você já conheça ou não.

4. Mude sua rotina 1 item por vez,  inserindo nela algo para sua saúde mental, física  ou espiritual. Você pode começar Yoga, mudar seu café da manhã, fazer uma pausa para descanso pós almoço e etc.

5. Abra os olhos, ouvidos , boca e nariz ....Ou seja, plena atenção na sua busca pelo seu propósito. Costumo dizer que o Universo é sutil e é nas pequenas coisas que as pistas e ou dicas virão ou já há muito tempo vem vindo e você ainda nem se deu conta da presença delas. BE OPEN FOR EVERYTHING e lembre-se que terá de sair da sua zona de conforto em prol de sua busca. Isso significa ir a  lugares desconhecidos, fazer novas conexões, tentar novas formas de fazer coisas que você já faz....Afinal se o seu propósito já estivesse nas coisas que você habitualmente faz , provavelmente já o teria achado.

   Esse é o primeiro texto sobre propósito. Outros estão por vir....Que nossa busca seja frutífera e que juntos possamos estar plenos no propósito que viemos cumprir.

Om

Cris

103 visualizações1 comentário

@2019 - Pranidhana Yoga Studio - Cristina Shukla